Na dúvida entre qual seguradora contratar?
Confira uma comparação completa entre duas famosas empresas de seguro para celular: Pier e Claro Proteção Móvel.
Pier | Claro Proteção Móvel |
100% digital | Contratação digital e presencial |
Cobertura para roubo, furto simples e qualificado | Cobertura para roubo, furto qualificado e quebra acidental |
Não tem franquia | Franquia de 20% a 40% |
Reembolso de 80% de um seminovo no plano econômico e 100% no plano premium | Indenização de um aparelho com valor equivalente ao seguro contratado |
Não precisa de nota fiscal | Exige nota fiscal |
App disponível para Android e iOS | Não precisa de app |
Não possui cobertura internacional | Não informa sobre cobertura internacional |
Cobertura
O primeiro ponto de atenção ao escolher entre as duas empresas é a diferença nas coberturas.
Claro Proteção Móvel
Para clientes dos planos pós-pago, a Claro Proteção Móvel oferece cobertura para roubo e furto qualificado (furto que deixa vestígios); quebras acidentais; e proteção completa (roubo e furto qualificado + quebras acidentais).
Já para clientes pré-pago, a Claro Proteção Móvel oferece cobertura para roubo e furto qualificado (que deixa vestígios). Ou seja, cliente pré não tem direito a proteção por quebra acidental.
Nenhum dos planos da Claro oferece cobertura para furto simples, que é o tipo de furto que não deixa vestígios ou provas, tipo mais comum no Brasil.
++ Entenda diferença entre furto simples e qualificado
Pier
A Pier oferece um plano único de proteção contra roubo, furto qualificado (que deixa vestígios) e furto simples (sem deixar vestígios). Portanto na Pier você terá a vantagem de estar protegido contra o tipo de crime mais comum no Brasil – furto simples – mas não terá proteção contra danos acidentais no aparelho.
Franquia
A franquia também é um tópico muito diferente entre as empresas.
Claro Proteção Móvel
Na Claro Proteção Móvel a franquia pode chegar a 40% do valor do aparelho, sendo uma das mais altas do mercado.
Clientes pós-pago
Para clientes dos planos pós-pago da empresa, a franquia em caso de roubo e furto qualificado é de 40%. Em caso de quebra acidental é de 25%.
Clientes pré-pago
Para clientes dos planos pré-pago a franquia é de 20%.
Clientes de pré-pago também devem estar atentos ao limite máximo de responsabilidade por sinistro, que para aparelhos entre R$300,00 e R$500,00 é de R$500,00, e para aparelhos acima de R$500,01 é de R$1.000,00.
+++ Claro Proteção Móvel é um bom seguro para celular?
Pier não cobra franquia
De forma totalmente diferente, na Pier não é cobrado nenhum valor de franquia em caso de acionamento do seguro; o que é uma grande vantagem, principalmente para pessoas de posse de um smartphone de preço alto.
No entanto, o valor da cobertura costuma ser menor. Em seu plano mais barato – econômico – o valor do reembolso é 80% do preço de um seminovo do mesmo modelo, e no plano premium o valor é de 100% o valor de um seminovo.
Por esse motivo – mesmo recebendo o reembolso sem pagar a franquia – talvez não seja possível recomprar um celular novo do mesmo modelo, a não ser que o preço tenha caído (o que é comum).
+++ Pier é um bom seguro para celular?
Reembolso
Conforme já mencionado no tópico anterior, o valor do reembolso possui grande alteração entre as empresas.
Claro Proteção Móvel
O reembolso da Claro Proteção Móvel também varia se o cliente é pós-pago ou pré-pago.
Clientes pós-pago
Para clientes do plano pós-pago, o valor do reembolso será o valor de varejo de um aparelho da mesma marca e modelo que o bem segurado na data da liquidação do sinistro, conforme tabela de valoração desenvolvida pela Claro.
Ou seja, na Claro Proteção Móvel você receberá um aparelho, e não o valor em dinheiro.
Ao ter um sinistro aprovado, você poderá receber um aparelho recondicionado ou novo, ambos com garantia de 12 meses.
Equipamentos recondicionados são equipamentos usados, cuidadosamente inspecionados e reparados utilizando-se peças novas ou usadas, originais de reposição do fabricante original do equipamento, quando necessário, e que foram devidamente testados e restaurados à condição normal de funcionamento.
++ Vou receber um aparelho recondicionado ou novo?
Clientes pré-pago
Conforme já informado, para cliente pré com celulares entre R$ 300,00 e R$ 500,00 o valor da indenização será um aparelho equivalente ao informado no momento da contratação. Já para celulares entre R$ 501,00 ou mais também será um aparelho equivalente ao informado no momento da contratação com limite de R$ 1.000,00.
Pier
No caso da Pier, no plano econômico o valor de reembolso será de 80% do valor de um seminovo do mesmo modelo, e no plano premium será de 100% do valor de um seminovo.
Todos os anos o valor da mensalidade e cobertura da Pier é atualizado seguindo uma tabela chamada PIPE.
Segundo a empresa a tabela PIPE garante que você receberá o valor do reembolso de acordo com os preços atuais praticados no mercado.
Preço da Mensalidade
Pier
A Pier possui a grande vantagem de ter os preços baixos e não cobrar franquia, mas lembre-se que a cobertura é apenas para roubo e furto (qualificado e simples).
Conforme já mencionado, no plano econômico (que é ainda mais barato) você receberá apenas 80% do valor de um semininovo em caso de acionamento do seguro de celular. E no plano Premium 100% do valor de um seminovo.
Claro Proteção Móvel
A Claro Proteção Móvel para clientes de pós-pago oferece planos de acordo com a faixa de preço do aparelho: começa em R$ 17,00/mês (aparelhos entre R$ 200,00 e R$ 599,99) e vai até R$ 60,00/mês (aparelhos acima de R$ 4.000,00).
Já para clientes de pré-pago o valor é de R$ 2,99 por semana (total de R$ 11,96/mês) para aparelhos avaliados entre R$ 300,00 e R$ 500,00, e R$ 3,99 por semana (total de R$ 15,96/mês) para aparelhos avaliados entre R$ 501,00 ou acima.
Apesar do preço baixo, esse plano não vale a pena para celulares acima de R$ 1.000,00, pois o limite de indenização é exatamente R$ 1.000,00, além de ser cobrada franquia.
Exemplo da mensalidade do seguro para um iPhone 11 128 GB:
Pier | Claro – Pós Pago | Claro – Pré-pago |
Econômico: R$ 60,30 (Reembolso de R$ 3.120,00 – 80% de seminovo) Premium: R$ 82,90 (Reembolso de R$ 3.900,00 – 100% de seminovo) | R$ 60,00/mês (Reembolso de R$ 4.988,00) | Não compensa para iPhone! R$ 3,99 por semana, mas só reembolsa no máximo R$ 1.000,00 |
E mais: cobertura internacional, nota fiscal, app
Nos tópicos anteriores discutimos os principais pontos de diferença entre Pier e Claro Proteção Móvel. Confira alguns detalhes adicionais para facilitar sua decisão:
- Cobertura internacional: a Pier não oferece cobertura internacional. Não encontramos nenhuma informação sobre o tópico na Claro Proteção Móvel.
- Nota fiscal: A Pier dispensa nota fiscal para contratação e pedido de reembolso. Enquanto a Claro exige apresentação da nota fiscal.
- Aplicativo: A Pier possui app para Android e iOS, inclusive a instalação do app em seu smartphone é obrigatória. A Claro Proteção Móvel não possui aplicativo.