• Prós: mensalidade de valor acessível.
  • Contras: franquia de até 40% no plano pós; limite de reembolso de R$ 1 mil no plano pré; não cobre furto simples.

A operadora Claro oferece seguro para celular em parceria com a Liberty Seguros.

Os planos são diferentes de acordo com a linha do cliente (pós-pago ou pré-pago).

Infelizmente nenhum dos planos cobre furto simples, que é quando o celular é levado sem você perceber ou sem deixar provas (destruição ou rompimento de obstáculo).

Planos disponíveis e preços

Os planos são diferença para linhas pós e pré.

Plano para clientes Pós

No plano pós o seguro cobre roubo e furto qualificado, e danos físicos (acidentes; líquidos; e tela quebrada).

Valor do celularCobrança
R$200,00 – R$599,99R$ 17,00 /mês
R$600,00 – R$999,99R$ 25,00 /mês
R$1000,00 – R$1999,99R$ 35,00 /mês
R$2000,00 – R$2999,99R$ 45,00 /mês
R$3000,00 – R$3999,99R$ 55,00 /mês
R$4000,00 ou acimaR$ 60,00 /mês

Franquia do plano Pós

A franquia é o valor pago pelo cliente a seguradora em caso de acionamento do seguro.

Por exemplo, para um iPhone SE 2020 (128 GB), que hoje (04/01/2022) está avaliado no website da Claro (ProtecaoMovel.com.br) em R$ 3.716,00, você pagaria R$ 1.487,00 (40%) em caso de roubo ou furto qualificado e R$ 929.00 em caso de quebra acidental.

Franquia Pós
Em caso de roubo e furto qualificado: 40%
Em caso de quebra acidental: 25%

Quantas vezes posso acionar o seguro Pós?

O seguro cobre até 2 sinistros a cada período de 12 meses dentro da vigência do Certificado Individual.

Plano para clientes pré

Já o plano pré oferece cobertura apenas roubo e furto qualificado.

O celular deve ser avaliado em valor superior a R$ 300,00.

Valor do celularCobrança semanal
R$300,00 – R$500,00R$2,99 (total R$ 11,96/mês)
R$501,00 ou acimaR$3,99 (total R$ 15,96/mês)

No plano para aparelhos entre R$ 300,00 e R$ 500,00 o reembolso será de valor igual ao valor do seu aparelho segurado, conforme informado durante a contratação.

No plano para celulares de R$ 501,00 ou acima o reembolso será de valor igual ao valor do seu aparelho segurado, conforme informado durante a contratação, limitado a R$1.000,00.

Esse é um ponto de atenção importante: seu reembolso está limitado a R$ 1 mil mesmo que seu aparelho custo mais do que isso.

Franquia do plano Pré

O plano pré também tem franquia em caso de acionamento de seguro, que é de 20%.

Franquia plano Pré
Roubo e furto qualificado: 20%

A franquia é de 20% do valor pago pelo aparelho segurado, conforme declarado no ato da contratação ou 20% do valor do Limite Máximo de Responsabilidade, o que for menor.

O Limite Máximo de Responsabilidade por Sinistro para aparelhos entre R$300,00 e R$500,00 é de R$500,00, e o Limite Máximo de Responsabilidade por Sinistro para aparelhos acima de R$500,01 é de R$1.000,00.

Quantas vezes posso acionar o seguro pré?

O seguro cobre 1 sinistro por Certificado Individual. Após ter o sinistro indenizado, o seguro é cancelado automaticamente.

Após o cancelamento por sinistro indenizado, o cliente terá que aguardar 12 meses para contratar o seguro novamente para a mesma Linha Pré.

Modelos de celulares aceitos

No plano pré são elegíveis os aparelhos com valor acima de R$300.

No plano pós é possível verificar a elegibilidade diretamente em uma loja Claro. Lembra-se que para contratar é necessário levar a nota fiscal.

Como contratar

Cliente pré

SMS: Para ativar a opção, o cliente pode enviar uma mensagem de texto com a palavra SEGURO para 3202.

MENU DE AUTO-ATENDIMENTO: disque *1052# a partir de uma linha pré-paga da Claro.

Clientes pós

Não é necessário que seu celular tenha sido comprado em uma loja da Claro para contratar o seguro, ele pode ter sigo comprado em qualquer local.

No entanto, o seguro poderá ser adquirido em até 30 dias corridos a partir da data da compra, mediante apresentação de Nota Fiscal.

A contratação do serviço está disponível para os clientes Claro Pós, Combo Multi, Banda Larga e Controle que efetuam pagamento através de fatura mensal.

Para contratação visite uma loja da Claro com a Nota Fiscal do aparelho.

Como acionar o seguro

Se você tem uma linha Pré, ligue no telefone 0800-591-7055 para acionar o seguro.

A Central de Atendimento Proteção Móvel funciona 24 horas por dia, 7 dias na semana.

Para clientes Pós é informado um endereço online para preenchimento dos dados. Acesse o site protecaomovel.com.br e verifique mais informações.

Após reportar o sinistro será necessário enviar alguns documentos, tudo pode ser feito seguindo o passo a passo no site protecaomovel.com.br.

Será necessário:

  1. Imprima e preencha a Declaração de Indenização;
  2. Tire foto ou digitalize os seguintes documentos:
    1. Declaração de Indenização preenchida
    2. Boletim de ocorrência policial (B.O)
    3.  Documentação de Identificação (RG, CNH)
    4. Documentos adicionais, caso solicitados (ex. fatura)
  3. Enviar os documentos no site protecaomovel.com.br
  4. Aguardar contato: Você receberá um email com o resultado da análise em até 2 dias úteis.

Assim que o sinistro é aprovado e a franquia paga, o cliente Claro recebe um aparelho de reposição.

Conclusão: Claro Proteção Móvel vale a pena?

Claro e Liberty são duas empresa gigantes e oferecem um seguro de credibilidade.

Um ponto positivo são os preços acessíveis, principalmente para aparelhos mais caros no plano pós. Você dificilmente conseguirá uma mensalidade de R$ 60,00 para aparelhos que custam mais de R$ 4 mil em nenhum outro lugar.

Um ponto negativo no plano pré é o limite de R$ 1 mil de reembolso, mesmo que seu aparelho custe mais do que isso. Além disso, o plano pré cobre apenas roubo e furto qualificado; você não terá nenhum reembolso em caso de furto simples ou danos acidentais.

Um tremendo ponto negativo no plano pós é a franquia de 40% em caso de furto e roubo, você simplesmente terá que pagar quase metade do aparelho para receber um novo (que pode até ser um celular recondicionado de acordo com temos de uso da seguradora).

Dúvidas comuns:

  • O que o seguro não cobre: não cobre furto simples, perda, extravio, abandono, esquecimento do bem segurado, danos na aparência externa do bem segurado que não afetem o seu funcionamento, falhas elétricas e/ou mecânicas, além de outros riscos excluídos constantes das Condições Gerais do seguro
  • Qual será o aparelho de reposição: A Claro informa que procura fazer a reposição com a mesma marca e modelo do celular, porém, poderá ser de outra marca ou modelo, mas com características técnicas similares. Ao ter um sinistro aprovado, você poderá receber um aparelho recondicionado ou novo, ambos com garantia de 12 meses.
  • O que é um aparelho recondicionado: são equipamentos usados, cuidadosamente inspecionados e reparados utilizando-se peças novas ou usadas, originais de reposição do fabricante original do equipamento, quando necessário, e que foram devidamente testados e restaurados à condição normal de funcionamento.
  • Como saber o valor do meu aparelho para calcular a franquia?
  • Como posso pagar a franquia? à vista através de boleto bancário ou em até 3x no cartão de crédito.
  • Posso cancelar o seguro? Pago multa? O seguro pode ser cancelado a qualquer momento, sem pagar multa. Basta ligar para a central de atendimento 0800-591-7055 ou acessar a Minha Claro. Clientes Pré podem enviar CANCELAR para 3202, discar *1052#.
  • O que acontece se eu não tiver crédito para pagar o seguro no plano Pré? Haverá a suspensão do seguro até que ocorra o próximo pagamento. Os eventos ocorridos durante esse período de suspensão não estão cobertos pelo seguro.