Na dúvida entre qual seguradora contratar?

Confira uma comparação completa entre duas famosas empresas de seguro para celular: Claro Proteção Móvel e Vivo.

Claro Proteção MóvelVivo
Disponível para clientes ClaroDisponível para clientes Vivo
Contratação digital e presencial100% digital
Cobertura para roubo, furto qualificado e quebra acidentalCobertura danos acidentais, roubo, furto qualificado e simples
Franquia de 20% a 40%Franquia entre 10% e 25%
Indenização de um aparelho com valor equivalente ao seguro contratatoReembolso de 100%* do valor do aparelho com um celular renovado/recondicionado
Exige nota fiscalNão informa sobre nota fiscal
Não possui appNão possui app
Não informa sobre cobertura internacionalNão oferece cobertura internacional

*O valor da indenização diminui com passar dos meses, já que o aparelho sobre depreciação. O valor da mensalidade também diminui.

Cobertura

O primeiro ponto de atenção ao escolher entre as duas empresas é a diferença nas coberturas.

Claro Proteção Móvel

Para clientes dos planos pós-pago, a Claro Proteção Móvel oferece cobertura para roubo e furto qualificado (furto que deixa vestígios); quebras acidentais; e proteção completa (roubo e furto qualificado + quebras acidentais).

Já para clientes pré-pago, a Claro Proteção Móvel oferece cobertura para roubo e furto qualificado (que deixa vestígios). Ou seja, cliente pré não tem direito a proteção por quebra acidental.

Nenhum dos planos da Claro oferece cobertura para furto simples, que é o tipo de furto que não deixa vestígios ou provas, tipo mais comum no Brasil.

Vivo

Na Vivo você poderá escolher entre três opções de cobertura: danos acidentais (queda, líquidos e danos elétricos); roubo, furto simples e qualificado; e multiproteção (roubo, furto simples e qualificado + danos acidentais).

Nesse quesito a Vivo dispõe de opções mais completas, pois oferece cobertura de furto simples, sendo a escolha ideal para quem deseja o máximo de proteção.

Franquia

A franquia é o valor que você deve pagar a seguradora caso ocorra o acionamento do seguro.

Basicamente é uma porcentagem do valor total coberto, por exemplo, se seu plano cobre um aparelho de até R$ 2.000,00, caso seu celular seja roubado você pagaria uma porcentagem dessa cobertura para ter direito ao reembolso.

Claro Proteção Móvel

Na Claro Proteção Móvel a franquia pode chegar a 40% do valor do aparelho, sendo uma das mais altas do mercado.

Clientes pós-pago

Para clientes dos planos pós-pago da empresa, a franquia em caso de roubo e furto qualificado é de 40%. Em caso de quebra acidental é de 25%.

Clientes pré-pago

Para clientes dos planos pré-pago a franquia é de 20%.

Clientes de pré-pago também devem estar atentos ao limite máximo de responsabilidade por sinistro, que para aparelhos entre R$300,00 e R$500,00 é de R$500,00, e para aparelhos acima de R$500,01 é de R$1.000,00.

Vivo

O seguro de celular Vivo cobra diferente porcentagens pela franquia de acordo com o tipo de acionamento.

No plano roubo e furto a franquia é de 25%; no plano danos acidentais fica entre 15% (para reparo) e 10% (para reposição por aparelho renovado); e no plano multiproteção fica entre 25% (roubo ou furto) e 20% (danos acidentais).

Reembolso

Reembolso é o valor que você recebe caso acione o seguro. Mas tenha atenção que muitas seguradoras lhe entregam um celular compatível com o valor coberto, e não o dinheiro em si.

Claro Proteção Móvel

O reembolso da Claro Proteção Móvel também varia se o cliente é pós-pago ou pré-pago.

Clientes pós-pago

Para clientes do plano pós-pago, o valor do reembolso será o valor de varejo de um aparelho da mesma marca e modelo que o bem segurado na data da liquidação do sinistro, conforme tabela de valoração desenvolvida pela Claro.

Ou seja, na Claro Proteção Móvel você receberá um aparelho, e não o valor em dinheiro.

Ao ter um sinistro aprovado, você poderá receber um aparelho recondicionado ou novo, ambos com garantia de 12 meses.

Equipamentos recondicionados são equipamentos usados, cuidadosamente inspecionados e reparados utilizando-se peças novas ou usadas, originais de reposição do fabricante original do equipamento, quando necessário, e que foram devidamente testados e restaurados à condição normal de funcionamento.

Clientes pré-pago

Conforme já informado, para cliente pré com celulares entre R$ 300,00 e R$ 500,00 o valor da indenização será um aparelho equivalente ao informado no momento da contratação. Já para celulares entre R$ 501,00 ou mais também será um aparelho equivalente ao informado no momento da contratação com limite de R$ 1.000,00.

Vivo

Na Vivo o valor do reembolso fica muito próximo de 100% do valor de um aparelho novo. Uma vantagem que tende a compensar o alto valor da franquia.

Caso seu aparelho seja roubado ou não tenha conserto, você receberá da Vivo um aparelho renovado (também chamado de recondicionado). O aparelho renovado é um celular que apresentou defeito e foi trocado por peças novas e originais e passadas por testes completos.

Exemplo de reembolso

Exemplo da diferença no valor do reembolso para um celular iPhone 11 – 128 GB:

Claro reembolso
iPhone 11 – 128 GB
Vivo reembolso
iPhone 11 – 128 GB
Pós-pago: até R$ 4.988,00
Pré-pago: até R$ 1.000,00
até R$ 3.999,00
Cotado em 11/06/2022

Preço da mensalidade

É difícil avaliar qual das empresas possui os melhores preços, pois os valores variam de aparelho para aparelho.

Além disso, a questão não é somente o preço; e sim o valor da franquia, do reembolso, e das coberturas disponíveis.

Claro Proteção Móvel

A Claro Proteção Móvel para clientes de pós-pago oferece planos de acordo com a faixa de preço do aparelho: começa em R$ 17,00/mês (aparelhos entre R$ 200,00 e R$ 599,99) e vai até R$ 60,00/mês (aparelhos acima de R$ 4.000,00).

Já para clientes de pré-pago o valor é de R$ 2,99 por semana (total de R$ 11,96/mês) para aparelhos avaliados entre R$ 300,00 e R$ 500,00, e R$ 3,99 por semana (total de R$ 15,96/mês) para aparelhos avaliados entre R$ 501,00 ou acima.

Apesar do preço baixo, esse plano não vale a pena para celulares acima de R$ 1.000,00, pois o limite de indenização é exatamente R$ 1.000,00, além de ser cobrada franquia.

Realizamos uma comparação de preço entre Claro e Vivo para o celular iPhone 11 (veja tabela mais abaixo). A Claro oferece melhor preço em comparação aos planos roubo/furto e multiproteção da Vivo, no entanto a franquia é mais cara e não oferece proteção para furto simples.

Vivo

Ainda citando a simulação do iPhone 11, é fácil notar na tabela de resultados abaixo que a Vivo oferece mensalidade mais barata em seu plano de danos acidentais em comparação ao plano padrão da Claro. No entanto, os outros planos (roubo/furto e multiproteção) são mais caros.

Uma forte vantagem da Vivo é a franquia mais baixa, principalmente para roubo e furto, e também para reparo no plano de danos acidentais.

Exemplo de preço

Para facilitar o entendimento, fizemos um simulação de preços utilizando o smartphone iPhone 11 de 128 GB:

                   Claro – iPhone 11 – 128 GBVivo – iPhone 11 – 128 GB
Pós-pagoR$ 60,00/mês
Reembolso de R$ 4.988,00
Cobertura Fraquia 40% (roubo) ou 25% (quebra)

Pré-pago – R$ 3,99/semana
mas só reembolsa no máximo R$ 1.000,00 (Não compensa para iPhone)
Franquia 20%
R$ 37,59/mês – Danos Acidentais Cobertura R$ 3.999,00
Franquia 15% (reparo) ou 10% (renovado)

  R$ 65,98/mês – Roubo e Furto
Cobertura R$ 3.999,00
Franquia 25%

R$ 73,58/mês – Multiproteção
Cobertura R$ 3.999,00
Franquia 25% (roubo ou furto) ou 20% (danos)
Cotado em 11/06/2022

E mais: cobertura internacional, nota fiscal e app

Nos tópicos anteriores discutimos os principais pontos de diferença entre Claro Proteção Móvel e Vivo. Confira alguns detalhes adicionais para facilitar sua decisão:

  • Cobertura internacional: a Vivo não oferece cobertura internacional. Ainda estamos buscando esta informação sobre a Claro Proteção Móvel.
  • Nota fiscal: A Claro exige nota fiscal para contratação e reembolso do seguro. Ainda estamos buscando esta informação sobre a Vivo.
  • Aplicativo: não encontramos aplicativos de nenhuma das empresas.